Clepsidra - Gabinete de Terapia Familiar
nation2.com  



Total de visitas: 5023

Em que consiste?

A Terapia Familiar é toda a terapia que se centra mais no sistema da família do que nos elementos que a compõem. Em psicologia, o modo de abordagem mais tradicional é o de perceber a pessoa como doente sendo a família apenas um pano de fundo. Nesta nova terapia, a família ocupa o plano principal passando os membros individuais a um plano secundário.

 

A terapeuta possui um papel extremamente importante. Promove a saúde mental, o equilíbrio através das suas intervenções, ocasionando uma mudança individual em cada membro da família.

 

Na orientação familiar, acredita-se que uma parte da família não pode ser compreendida estando isolada dos seus restantes membros e que não se pode perceber o funcionamento familiar conhecendo apenas o funcionamento de cada uma das suas partes.

  

De todas as técnicas defendidas por esta terapia, a escultura familiar é a mais utilizada. Ela permite a expressão de ideias e de emoções através da utilização do corpo e do movimento. Esta técnica propõe recriar simbolicamente, no espaço, os estados de espírito e as relações emocionais, através da representação das relações entre os membros familiares. Uma escultura familiar pode revelar a auto-imagem ideal da família por meio da representação de desejos e é uma forma eficaz de envolver as crianças na terapia.

 

De todos os registos clínicos (formas de registar os dados fornecidos pelas famílias), o mais usual é o genograma que consiste num diagrama visual da árvore genealógica familiar, onde também se registam os acontecimentos importantes da história familiar tal como, casamentos e divórcios, casos de toxicodependência ou de suicídio. É um registo gráfico da composição da família que deve conter pelo menos três gerações seguidas fornecendo, deste modo, um panorama rápido da posição dos indivíduos, do sistema de relacionamento entre eles e dos principais problemas familiares existentes.

 

A Terapia Familiar consiste numa abordagem terapêutica onde os intervenientes participam na sessão, a família funciona como um todo, onde as pessoas interagem umas com as outras.

 

 

 

 

TF2

Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net