Clepsidra - Gabinete de Terapia Familiar
nation2.com  



Total de visitas: 5021

O que é?

A família é um núcleo fundamental que acompanha a formação e o desenvolvimento do ser humano. É composta por pessoas que estabelecem entre si profundas ligações emotivas, que são naturalmente complexas e diferentes ao longo da vida e muitas vezes unem várias gerações, podendo possuir elementos que, não tendo ligação biológica com a família, são afectivamente muito importantes no enredo das relações familiares.

 

A Terapia Familiar é um diálogo que se constrói e desenvolve no tempo, envolvendo uma terapeuta disponível e uma família normalmente em grande sofrimento.


É uma procura de novas alternativas que não passa por resolver problemas e corrigir erros mas, principalmente, por colocar em evidência a competência da própria família, activando a sua participação na resolução dos seus problemas.

 

terapeuta não transforma mas suscita ocasiões favoráveis à mudança.

 

A Terapia Familiar, muitas vezes associada à sua variante de terapia de casal, é um tipo de psicoterapia, onde os membros possuem algum nível de relacionamento. A Terapia Familiar tende a compreender os problemas em termos de sistemas de interação entre os elementos de uma família.

 

Assim, os relacionamentos familiares são considerados como um factor determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultados das interacções sistémicas, do que como uma característica particular de um indivíduo.

 

Partindo da premissa de que a família é o núcleo básico e essencial de uma sociedade organizada, justa e mais humana, a Terapia Familiar visa ajudar e apoiar as famílias a lidarem melhor com alguns dos problemas com que se deparam.

 

Os terapeutas familiares costumam orientar o seu foco de intervenção mais para o modo como os padrões de interação sustentam um problema, do que propriamente para a identificação das suas causalidades. Considera-se que a família como um todo é maior do que a soma das partes.

 

A Terapia Familiar melhora a qualidade da sua intervenção social e comunitária, apoiando e ajudando as famílias em crise a encontrarem um caminho de estabilidade, harmonia e funcionalidade.

 

O processo de mudança pretende devolver às famílias, progressivamente, a sua competência e capacidade em ultrapassar as suas crises e, por vezes, apoiá-las na resolução dos seus problemas.

 

  

 

TF

 

 

 

 

Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net